EXAME

Eletroneuromiografia (ENMG)

Para agendamentos e maiores orientações, entre em contato com nossa central de atendimento, através  dos telefones.
(11)3086-2774  ou (11)3898-6961 
Contato

A eletroneuromiografia é um exame complementar que consiste em um conjunto de testes diagnósticos para avaliar a função do sistema nervoso periférico: nervos, músculos e junção neuromuscular.

O exame divide-se basicamente em duas partes: o estudo da condução nervosa e a eletromiografia de agulha.

O estudo da condução nervosa consiste na aplicação de pulsos elétricos de baixa intensidade e curta duração nos nervos com o objetivo de estimulá-los para que suas respostas possam ser registradas e analisadas.

A eletromiografia é realizada utilizando pequenas agulhas, que são introduzidas nos músculos e, por meio da análise de sua atividade elétrica, é possível detectar e quantificar a gravidade de doenças das raízes motoras, medula espinhal e da própria fibra muscular.

O eletroencefalograma também é um dos exames utilizados como método complementar na determinação do diagnóstico de morte encefálica. Nesta situação, um registro prolongado, com montagem especial, demonstra a ausência de atividade elétrica cerebral.

Existem vários testes que podem ser realizados durante este exame.

O seu médico irá solicitar o exame de alguma parte do corpo que o auxilie no diagnóstico e tratamento do seu problema. Os exames mais comumente solicitados são:

ELETRONEUROMIOGRAFIA DE MEMBROS SUPERIORES
A Eletroneuromiografia de membros superiores consiste no exame voltado para análise das funções motoras e sensitivas da coluna, ombros, braços, antebraços, punhos e mãos. As doenças mais prevalentes que afetam os membros superiores são: a síndrome do túnel do carpo, neuropatia do nervo ulnar, problemas na coluna (radiculopatias), doenças do plexo braquial, lesões traumáticas dos nervos, doença do neurônio motor e doenças musculares. No dia da realização do seu exame de membros superiores vá vestido com camiseta de manga curta ou sem mangas e não passe nenhum produto na pele. Quando a corticografia revela uma área cortical doente de onde as crises se originam, planeja-se a ressecção cirúrgica dessa parte exclusivamente, quando essa área não é crítica para manter as funções cerebrais.
ELETRONEUROMIOGRAFIA DE MEMBROS INFERIORES
A eletroneuromiografia de membros inferiores consiste no exame voltado para análise da cintura pélvica, coluna, coxas, pernas e pés. Os problemas mais comumente relacionados à eletroneuromiografia dos membros inferiores são as hérnias de disco (radiculopatias), os problemas dos nervos relacionados ao diabetes e à hipertensão (polineuropatia), as lesões traumáticas dos nervos e as doenças musculares. Para a realização deste exame nos membros inferiores compareça de vestido ou saia (mulheres), ou de bermuda (homens).
ELETRONEUROMIOGRAFIA DE QUATRO MEMBROS
A eletroneuromiografia dos quatro membros é a realização, durante a mesma consulta, do exame de eletroneuromiografia dos membros superiores e dos membros inferiores. É um exame que leva mais tempo para sua adequada realização, e pode ser muito útil na avaliação de doenças que comprometem de uma forma global os nervos, como a maioria dos casos de polineuropatias, mononeuropatias múltiplas, doenças musculares e doenças do neurônio motor.
ELETRONEUROMIOGRAFIA FACIAL
A Eletroneuromiografia facial é um exame que avalia o estado dos nervos e dos músculos que existem no rosto do ser humano, identificando possíveis lesões e paralisias faciais. O objetivo desse exame é identificar e localizar o tipo de lesão que afeta nos nervos e músculos da face, que comprometem as funções motoras e de sensibilidade Para a realização deste exame nos membros inferiores compareça de vestido ou saia (mulheres), ou de bermuda (homens).

Eletroneuromiografia ajuda no:

  • Diagnóstico
  • Topografia
  • Quantificação da gravidade
  • Prognóstico
Existe uma ampla lista de doenças que podem ser diagnosticadas com a eletroneuromiografia. Usualmente os sintomas mais comuns que podem indicar uma doença dos nervos ou do músculo são:
  • Formigamentos, dormências queimação ou choques
  • Fraqueza muscular ou paralisias
  • Falta de sensibilidade
  • Dores musculares e câimbras
  • Dor lombar e cervical

Segurança

Este exame é extremamente seguro. Não existem contraindicações absolutas à realização do procedimento. Há uma pequena chance de sangramento no local das picadas, e o risco de hematoma é baixo.

Entretanto, em alguns casos específicos, o médico que realizará o exame deve saber se você possui algum problema como por exemplo:

  • Distúrbios de coagulação ou plaquetopenia abaixo de 50.000/mm
  • Faz uso de marcapasso ou outro instrumento elétricoInfecções de pele, como erisipela
  • Uso de anticoagulantes (Recomenda-se INR recente <2,5; Novos Anticoagulantes; Suspensão do medicamento 48h antes do exame, se autorizado pelo seu médico)

Para informações referente ao especialista que gostaria de passar em atendimento pelo seu convênio, favor entrar em contato com nosso time de atendimento, ficaremos felizes em ajudar você, verificando a cobertura do seu plano de acordo com cada uma das categorias abrangentes, através dos telefones. (11) 3086-2774 ou (11) 3898-6961