PortuguêsEnglishEspañol简体中文Deutsch

Eletroneuromiografia (ENMG)

Para agendamentos e maiores orientações, entre em contato com nossa central de atendimento, através  dos telefones.
(11)3086-2774  ou (11)3898-6961 

A eletroneuromiografia é um exame complementar que consiste em um conjunto de testes diagnósticos para avaliar a função do sistema nervoso periférico: nervos, músculos e junção neuromuscular.

O exame divide-se basicamente em duas partes: o estudo da condução nervosa e a eletromiografia de agulha.

O estudo da condução nervosa consiste na aplicação de pulsos elétricos de baixa intensidade e curta duração nos nervos com o objetivo de estimulá-los para que suas respostas possam ser registradas e analisadas.

A eletromiografia é realizada utilizando pequenas agulhas, que são introduzidas nos músculos e, por meio da análise de sua atividade elétrica, é possível detectar e quantificar a gravidade de doenças das raízes motoras, medula espinhal e da própria fibra muscular.

O eletroencefalograma também é um dos exames utilizados como método complementar na determinação do diagnóstico de morte encefálica. Nesta situação, um registro prolongado, com montagem especial, demonstra a ausência de atividade elétrica cerebral.

Existem vários testes que podem ser realizados durante este exame.

O seu médico irá solicitar o exame de alguma parte do corpo que o auxilie no diagnóstico e tratamento do seu problema. Os exames mais comumente solicitados são:

A Eletroneuromiografia de membros superiores consiste no exame voltado para análise das funções motoras e sensitivas da coluna, ombros, braços, antebraços, punhos e mãos.

As doenças mais prevalentes que afetam os membros superiores são: a síndrome do túnel do carpo, neuropatia do nervo ulnar, problemas na coluna (radiculopatias), doenças do plexo braquial, lesões traumáticas dos nervos, doença do neurônio motor e doenças musculares.

No dia da realização do seu exame de membros superiores vá vestido com camiseta de manga curta ou sem mangas e não passe nenhum produto na pele.

Quando a corticografia revela uma área cortical doente de onde as crises se originam, planeja-se a ressecção cirúrgica dessa parte exclusivamente, quando essa área não é crítica para manter as funções cerebrais.

A eletroneuromiografia de membros inferiores consiste no exame voltado para análise da cintura pélvica, coluna, coxas, pernas e pés.

Os problemas mais comumente relacionados à eletroneuromiografia dos membros inferiores são as hérnias de disco (radiculopatias), os problemas dos nervos relacionados ao diabetes e à hipertensão (polineuropatia), as lesões traumáticas dos nervos e as doenças musculares.

Para a realização deste exame nos membros inferiores compareça de vestido ou saia (mulheres), ou de bermuda (homens).

A eletroneuromiografia dos quatro membros é a realização, durante a mesma consulta, do exame de eletroneuromiografia dos membros superiores e dos membros inferiores.

É um exame que leva mais tempo para sua adequada realização, e pode ser muito útil na avaliação de doenças que comprometem de uma forma global os nervos, como a maioria dos casos de polineuropatias, mononeuropatias múltiplas, doenças musculares e doenças do neurônio motor.

A Eletroneuromiografia facial é um exame que avalia o estado dos nervos e dos músculos que existem no rosto do ser humano, identificando possíveis lesões
e paralisias faciais.

O objetivo desse exame é identificar e localizar o tipo de lesão que afeta nos nervos e músculos da face, que comprometem as funções motoras e de sensibilidade
Para a realização deste exame nos membros inferiores compareça de vestido
ou saia (mulheres), ou de bermuda (homens).

Eletroneuromiografia ajuda no:

Existe uma ampla lista de doenças que podem ser diagnosticadas com a eletroneuromiografia. Usualmente os sintomas mais comuns que podem indicar uma doença dos nervos ou do músculo são:

Segurança

Este exame é extremamente seguro. Não existem contraindicações absolutas à realização do procedimento. Há uma pequena chance de sangramento no local das picadas, e o risco de hematoma é baixo.

Entretanto, em alguns casos específicos, o médico que realizará o exame deve saber se você possui algum problema como por exemplo:

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Dr. Thiago Veiga

Fonoaudiologista

Currículo no Brasil:

Currículo na Espanha:

Áreas de atuação: